Os erros fatais do socialismo - F.A. Hayek #16

Friedrich Hayek foi um economista e filósofo austríaco, posteriormente naturalizado britânico. É considerado um dos maiores representantes da Escola Austríaca de pensamento econômico.
F.A. HAYEK ganhou um prêmio Nobel de economia, um dos maiores pensadores do nosso tempo, ganhar um prêmio Nobel é uma das maiores conquistas do ser humano e por ai vocês já podem ver o quão brilhante ele era, veio a falecer em 1992, nos deixando riquizas em livros tal como eles “O Caminho para Servidão” que é sempre tão discutido e aclamado por todos.
No começo do mês de Julho foi lançado pela Faro Editorial o livro “Os Erros Fatais do Socialismo” onde estaremos discutindo coisas tão preciosas que todos os seres humanos precisavam entender.
Logo no primeiro capítulo iremos discutir sobre a perguntar que não quer calar, socialismo foi um erro?
Socialismo é todos os seres humanos terem direitos iguais, a Rússia tentou implantar o socialismo quando o Brasil já estava um pouco desenvolvido a Rússia meia atrasada ainda tinha escravos e os escravos dependiam do Rei para comer e fazer qualquer coisa e quando os escravos estavam famintos iam pedir água e pão para o Rei até que um belo dia o Rei simplesmente decidiu não dar água e pão para os escravos até que eles decidiram que queriam direitos iguais “IMPLANTAR O SOCIALISMO” só que não deu certo porque o Rei inventou de criar o sábado sangrento e isso acabou matando muitas pessoas por isso e outros fatores é que dizem que o socialismo só deu certo na teoria.
Socialismo é uma teoria grandiosa e que se as pessoas se esforçassem conseguiriam implantar isso no nosso “mundo” mas como tudo sempre vira uma bagunça eles preferem nem tentar.
SOCIALISMO FOI UM ERRO?
Socialismo  é uma das mais ambiciosas criações do espírito humano.. tão magnífica, tão ousada, que incitou, com motivo, a maior das admirações. Se quisermos salvar o mundo da barbárie, não podemos dispensá-lo com negligência, mas precisamos refutá-lo.
A nossa civilização é dependente, não apenas na sua origem mas também na sua preservação, do que só pode ser definido precisamente como a ordem amplicada da cooperação humana, ordem esta que se costuma conhecer pelo nome de capitalismo.
Capitalismo é o mundo onde vivemos, mundo não muito justo, mundo com uma política um pouco suja e severa mas todos nós “aceitamos” viver o capitalismo, a realidade só ira mudar quando a atitude vier.

ENTRE O INSTINTO E A RAZÃO?
Evolução biológica e evolução cultural
“Para humanos primitivos ter uma mente ordenada é impossível. Os instintos do homem já estão totalmente desenvolvidos quem pensasse em mudar isso seria uma barbárie.”
No mundo que vivemos suponhamos que o país está “desenvolvido” mas o “homem” não está desenvolvido não evolui, não muda, só piora tudo e com isso chegaremos ao abismo.
AS ORIGENS DA LIBERDADE, DA PROPRIEDADE E DA JUSTIÇA
Digo que poucos zelam por sua liberdade quando na verdade, liberdade nunca é 100%, se tu da tua opinião muitas vezes és linchado então liberdade de expressão não és totalmente certa, amam a propriedade mas não amam a justiça, justiça deve ser reformada e ser a principal na vida de todos.
Justiça é algo não amada por nossos políticos e devemos estudar e conhecer todas as áreas da política porque se queremos e lutamos por um país melhor devemos saber argumentar sobre nossas escolhas.
O Hayek tem mais de 35 livros e muito dos livros são sobre CAPITALISMO e SOCIALISMO por mais que ele já tenha falecido deixou muita coisa pra nos fazer pensar pois algo está caminhando para trás e devemos abrir os olhos para isso.
NOTA DO RESENHISTA:
“Eu não conhecia Hayek e me sinto mal por isso, pois a sabedoria que ele nos deixou pode nos fazer andar pra frente, trilhar as coisas pelos horizontes certos.”
BOA LEITURA!

Comentários

Postagens mais visitadas